Equador by Miguel Sousa Tavares

Equador by Miguel Sousa Tavares

Author:Miguel Sousa Tavares [Miguel Sousa Tavares]
Language: por
Format: epub
Tags: Revisados Internacionais
Publisher: Oficina do Livro
Published: 2011-12-07T22:16:22+00:00


170

- Então, tenho de os levar de volta comigo, Sir. E guardá-los como prova, até que os factos sejam apurados e o processo encerrado.

Pela primeira vez, David sentiu um estremecimento de desconforto. A palavra

«processo» soou como um tiro de aviso dentro do seu cérebro. Olhou de frente para Alister Smith: desde o primeiro dia que o conhecera e que o vira trabalhar, mesmo sem ter tido necessidade de ler a sua ficha pessoal, ficara convencido de que Alister era um homem sério, zeloso dos seus deveres, fiel à lei e aos seus formalismos. Obediente para com a autoridade e leal para com os seus superiores. Um polícia-modelo, em tempos que já tinham sido e que poderiam um dia voltar a ser conturbados.

- Vejamos, Alister - disse ele com a voz notavelmente calma - não há nenhuma dúvida de que os castiçais pertencem aqui, ao palácio, pois não?

- Não, Sir. Não há nenhuma dúvida de que pertenciam aqui. Já foram identificados como tal por quatro pessoas e outras dezenas mais haveria capazes de o fazer sem hesitar um segundo.

- Então, se a sua propriedade não está em discussão, é aqui o lugar deles e é aqui que você os deve deixar agora, independentemente de depois poderem vir a ser requisitados provisoriamente, para identificação e como prova, se necessário. Estamos de acordo?

Apenas uma ligeira hesitação perpassou pelo olhar triste do superintendente. Depois, em silêncio, estendeu os castiçais a David, inclinou-se na direcção de Ann e do seu governador, e despediu-se.

- Até amanhã, então, Sir.

David ficou a vê-lo afastar-se pelo jardim, em direcção à saída. Reparou que, de repente, o superintendente de polícia parecia ter envelhecido demasiado depressa naqueles dois anos e meio: os ombros estavam ligeiramente alquebrados e o passo já não era tão firme como ele se recordava de ver. Com um suspiro, passou os castiçais a Ann, pousou-lhe uma mão num ombro e disse:

- Bom, vamos para casa. Que assunto desagradável!

Alguma coisa, porém, tinha mudado na atitude e na expressão do superintendente Alister Smith, quando, na manhã seguinte entrou no gabinete do governador. Era o mesmo funcionário leal, cumpridor e obediente para com o seu superior, mas já não era um homem assustado com as suas próprias responsabilidades.

- Sir, queria começar por lhe pedir desculpas por ontem ter ido a sua casa com este assunto. Compreendo agora que, como o senhor governador disse, este assunto é para ser tratado apenas entre nós dois.



Download



Copyright Disclaimer:
This site does not store any files on its server. We only index and link to content provided by other sites. Please contact the content providers to delete copyright contents if any and email us, we'll remove relevant links or contents immediately.